Dina Marques


Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro. Percurso profissional iniciado em 1998 e desenvolvido na área da gestão de resíduos, durante 10 anos. Em 2007 abre um novo capítulo na sua vida profissional, quando tem o primeiro contacto com um forno solar.

Mostrar mais...

Desde então realiza workshops e outras atividades sobre fornos solares, para todas as faixas etárias. Em 2009 e 2010 foi responsável pela cozinha solar e formadora do projeto Girassolenergia. Em 2011 inicia uma estreita colaboração com o Serviço Educativo da Fundação Serralves onde a Oficina “Cozinhar com o Sol” passa a fazer parte dos programas educativos anuais para Escolas. Em 2013, inspirada pelas oficinas dinamizadas, cria o projeto “Cozinhar com o Sol” e regista a marca em 2015. Em 2016 abre uma nova atividade do projeto “Cozinhar com o Sol” com a participação em três eventos sustentáveis, com um espaço de restauração onde são servidas refeições cozinhados com o Sol. Em 2017 a aventura continua...

Mostrar menos...

Joana Carvalho


Com formação base em Economia rapidamente tomou consciência de que os negócios devem ser estimulados pela sua componente mais ética e sustentável. Iniciou o seu contacto com empresas em 2001, logo depois de ter terminado a licenciatura.

Mostrar mais...

Entre 2005 e 2012 desenvolveu o seu trabalho nas áreas de auditoria financeira e consultoria e ainda em 2012 regressa ao departamento financeiro de uma empresa por considerar relevante e motivador o acompanhamento de perto do negócio como instrumento directo de actuação no mercado. Praticante de yoga desde 2005 decide em 2013 iniciar a sua formação de instrutora. Desde então partilha esse conhecimento nas salas de prática nos diferentes espaços por onde tem passado. A formação em Economia ofereceu-lhe o contacto com uma ciência que estuda o comportamento humano nas suas relações de troca. Acredita em práticas cada vez mais sustentáveis e que se apresentem mais aderentes a essa ciência social. Observar estes ensinamentos através do Yoga trouxe-lhe uma maior consciência das relações interdependentes, de que um comportamento influencia um outro e que é no dia-a- dia que se cria condições para escolhas mais adequadas. Nesse sentido junta-se em 2017 ao projecto “Cozinhar com o Sol” acreditando que as pequenas estruturas com princípios básicos bem definidos são verdadeiros agentes transformadores de comportamentos. “Acredito que somos instrumentos vivos de serviço ao outro e é nesse acreditar que procuro manter- me num caminho de desenvolvimento.”
Site: www.joanacarvalhoyoga.com

Mostrar menos...


Rui Barros


Formado em Engenharia Electrotécnica em 2005 e, após trabalhar 4 anos na área, compreendeu que teria de seguir um outro caminho. Largou a vida confortável, pegou numa mochila e seguiu à descoberta de um mundo para ele totalmente desconhecido.

Mostrar mais...

Viajou pela Europa e por alguns países asiáticos durante 2 anos, buscando conhecimento e motivação. Aí esteve inserido em alguns projetos altruístas e realizou diferentes trabalhos temporários. Voltou à Europa e viveu em Paris 9 meses, buscando o que lá nunca poderia encontrar. Partiu para a América do Sul onde esteve em vários países durante 3 anos, deslocando-se maioritariamente em bicicleta. Aqui também experimentou vários trabalhos diferentes e participou em projetos sociais e de voluntariado, alguns ligados à cozinha, onde desenvolveu uma grande paixão. Voltou a Portugal onde passou já por vários trabalhos (alguns na cozinha) até se fixar numa equipa de apoio informático por telefone. A ligação ao "Cozinhar com o Sol" surgiu de um convite irrecusável de Dina Marques feito em 2016, criando uma sinergia que em tudo se adapta ao seu perfil humano e experiencial.

Mostrar menos...